O SocioColombianos é desenvolvido por uma equipe de estudantes dos diferentes cursos da Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi, foi criado com o intuito de atender aos requisitos avaliativos da disciplina Sociologia e América Latina ministrada pelo Profº M. Sc. Erick Augusto Pereira Caldas.

domingo, 5 de setembro de 2010

A Constituição Política da Colômbia de 1991.

Dada a necessidade de reforma da Constituição de 1886 um grupo de estudantes universitários realizou um plebiscito em 1990. Este foi aprovado e começou a formação democrática da Assembleia Constituinte, composto por diferentes forças (estudantes, povos indígenas, os combatentes desmobilizados, liberais, conservadores, etc) .

Da Assembléia Constituinte, surgiu a Constituição de 1991 da Colômbia, na qual a participação do cidadão, o respeito pelos direitos fundamentais e a consolidação da tradição democrática da Colômbia ganhou espaço.

Dentro de um inegável progresso material e de uma economia mais saudável do que os seus vizinhos, apesar do paramilitarismo e das guerrilhas, a Colômbia nos últimos anos se mostra como um país extremamente integrado, diversificado e inteligente na gestão dos seus recursos, com admirável habilidade para alcançar sutis equilíbrio nas crises mais difíceis, mas ainda longe de serem resolvidas. Hoje, continuam os confrontos entre militares, paramilitares e guerrilheiros em algumas áreas, sem muito risco para a população civil das cidades, mas é inegável que isso causa mortes entre as populações deslocadas e civis do campo. Também se prevê uma luta patética contra os produtores e exportadores de drogas, que mataram centenas de juízes, ministros, vários candidatos presidenciais e milhares de civis e policiais.

Governos recentes têm reconhecido a necessidade de abertura à participação política dos grupos dissidentes, e tem tentado com sucesso parcial. A nova Constituição de 1991, elaborada por indígenas, grupos de esquerda, guerrilheiros desmobilizados, minorias religiosas e representantes do poder tradicional, é reconhecidamente democrática e bem recebida pela opnião pública, e com essa Constituição os colombianos acreditam que eles abriram um novo ambiente institucional de reconciliação.

fonte:
http://www.senado.gov.co/

Nenhum comentário:

Postar um comentário